domingo, 3 de agosto de 2008

Origem do nome de Bonito-MS

Institucional

Histórico de Bonito


Bonito tem suas origens na história da formação do município de Miranda, ligada à expansão espanhola do século XVI no vale do Paraguai, como ponto de apoio às expedições que pretendiam alcançar as minas do Peru. Em 1580 Ruy Dias Melgarejo funda a primeira cidade de Santiago de Xerez às margens do rio Mbotetei (rio Miranda).
Após vários conflitos com os índios que habitavam a região, o povoado muda-se para as margens do rio Mondego (Aquidauana), permanecendo apenas algumas famílias que conviviam pacificamente com os indígenas. Esse relacionamento amistoso facilitou a implantação da Missão Itatim, que foi alvo constante de ataques de bandeirantes paulistas e colonos espanhóis que pretendiam aprisionar os índios e mestiços aldeados para escravizá-los.
Com a descoberta de ouro em Cuiabá a Coroa Portuguesa expulsa os espanhóis da região do vale do rio Paraguai. O Presídio de Nossa Senhora do Carmo do Rio Miranda foi construído em 1778 a mando do capitão-general da Capitania de Mato Grosso, Caetano Pinto de Miranda Montenegro. Um pequeno povoado começou a desenvolver-se em volta do presídio, que em 1857 é elevado à categoria de vila e passa a denominar-se Miranda, e em 07 de outubro de 1871 é elevada à categoria de Município.
Durante a Guerra do Paraguai (1865-1870), vários colonos e fazendeiros ajudaram no abrigo e condução das tropas até a região de fronteira. Também os índios Guaicuru participaram dos combates. Após o final da guerra, muitas pessoas que haviam fugido retornaram, junto de novos colonos vindos de Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e outras regiões. Muitas famílias foram dizimadas pelos constantes ataques indígenas, dificultando a criação de um povoado.
A Fazenda Rincão Bonito, de propriedade do Sr. Euzébio, foi adquirida pelo Capitão Luiz da Costa Leite Falcão, que aqui chegara em 1869, com a missão de expulsar os índios da região. O Capitão Falcão foi o primeiro escrivão e tabelião do lugar, incentivando a fixação dos primeiros moradores da vila. Em 11 de junho de 1.915, a vila Rincão Bonito é elevada a Distrito de Paz de Bonito, desmembrando-se a área do município de Miranda, mas com subordinação administrativa. Foi elevado à condição de município em 02 de outubro de 1.948.
As principais atividades econômicas de Bonito são a pecuária, o turismo, agricultura e mineração de calcário.

Texto de Maria Antonietta Castro Pivatto

Nenhum comentário: