terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

MTur define estrutura do Plano Nacional do Turismo

Documento com as diretrizes de crescimento do setor será apresentado à presidenta Dilma Rousseff

Profissionais do Ministério do Turismo e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) reuniram-se ontem para escolher o formato do Plano Nacional do Turismo 2011-2014 (PNT 2011-2014). O documento apresentará ao setor produtivo, entidades representativas de classe, secretarias e empresas públicas de turismo nos estados e municípios quais os desafios a serem enfrentados e os resultados a serem conquistados. O grupo volta a se encontrar em 9 de fevereiro para avaliar e aprovar o arcabouço do PNT 2011-2014. Assim que o documento estiver finalizado, será entregue à presidente Dilma Rousseff.

Para o ministro do Turismo, Pedro Novais, é importante deixar claro para os parceiros qual o eixo de crescimento do setor. “Temos de somar forças para conquistar os nossos objetivos em comum e desenvolver o turismo brasileiro”, explicou Novais.

O PNT 2011-20114 destaca como prioridades a preparação para Copa do Mundo de 2014, a criação de oportunidade de trabalho e geração de renda com foco nos beneficiados pelos programas sociais do governo federal, o aumento da entrada de divisas internacionais por meio do turismo, a ampliação dos números de brasileiros em viagens nacionais e o aumento da competitividade dos destinos turísticos. Cada um dos cinco itens será detalhado por um projeto específico, com acompanhamento das metas alcançadas.

Uma das novidades apresentadas pelos técnicos da FGV é o acréscimo da matriz de responsabilidade no PNT 2011-2014. Ele definirá os entes públicos ou provados que serão responsáveis pela execução de cada um dos projetos.

Além do ministro Pedro Novais, participaram da reunião o secretário-executivo do MTur, Frederico Costa, o Diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas, José Francisco, o diretor de Planejamento e Avaliação Turística, José Falcão, a futura secretária Nacional de Políticas do Turismo, Isabel Mesquita, a assessora da Presidência da Embratur, Kátia Bitencourt, e o coordenador de projetos do Núcleo de Turismo da FGV, Airton Pereira.

Fonte: Ministério do Turismo

Nenhum comentário: