sábado, 2 de julho de 2011

Embratur divulga Brasil na América do Sul

Ações na Argentina, Peru e Venezuela divulgam nosso país em mercados considerados prioritários

Para o segundo semestre de 2011, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) prevê grandes investimentos na divulgação do Brasil na América do Sul. Uma das ações foi o repasse de R$ 252 mil para o Ministério das Relações Exteriores aplicar em promoção turística do Brasil no mercado argentino. O recurso faz parte da contribuição do instituto com o Comitê Visite Brasil.

“A Argentina é o principal emissor de turistas ao Brasil, por isso é um mercado prioritário e estratégico”, disse Marcelo Pedroso, diretor de Mercados Internacionais da Embratur, justificando o investimento. De acordo com ele, em 2010, o Brasil recebeu cerca de 1,4 milhão de visitantes argentinos, 15% a mais que no ano anterior. O Comitê Visite Brasil é coordenado pela Embaixada do Brasil, em Buenos Aires.

Entre as ações previstas até o fim do ano, na Agenda de Promoção Turística do Brasil na Argentina, estão a realização de seis workshops, três atividades dirigidas ao público final e a participação na Feira Internacional de Turismo. Outra ação da Embratur na Argentina acontecerá durante a Copa América. Durante todo o mês de julho, uma agência de notícias multimídia divulgará o Brasil como destino turístico, com ênfase para as 12 cidades-sede da Copa do Mundo.

Em junho, o Comitê Visite Brasil Argentina trouxe um grupo de 30 operadores e empresas de turismo com jornalistas do Clarín, La Nación, Página 12, Ámbito Financiero, La voz del Interior (da Província de Córdoba) e La Capital (da Província de Santa Fe). O destino escolhido foi a Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, com parada na cidade de Natal, uma das cidades sedes da Copa 2014. Entre as atrações, passeio de buggy e ida a Genipabu. O comitê também trouxe o programa televisivo Sábado Bus, exibido na TV aberta argentina Telefe (o segundo maior canal de TV aberta do país). A equipe produziu um clip, batizado de Grandes bellezas, rodado em Porto Seguro e na região do Amazonas, a partir de Manaus.

Também na Argentina, a Embratur participou do evento de promoção do Brasil organizado pela Resorts Brasil, que contou com 27 associados argentinos, reunindo 210 agentes de viagem. O evento da Associação Brasileira de Resorts é um encontro de negócios entre operadores e agentes.

Outros mercados

Mas as ações da Embratur na América do Sul se estendem também para outros países, como, por exemplo, o Peru. O Comitê Descubra Brasil promoverá uma press trip para São Paulo. O foco da visita dos jornalistas, provenientes da capital peruana, serão os parques temáticos da cidade.

Em junho, na Venezuela, a Embratur participou da Feira Asociación Venezolana de Agencias de Viajes y Turismo (Avavit), na cidade de Caracas. Além disso, o Comitê Descubra Brasil Venezuela organizou uma press trip com seis jornalistas à cidade de São Paulo. Os representantes dos veículos El Nacional, Revista Ocean Drive, Diario Tal Cual, Primera Clase.Net, Últimas Noticias e 141 Coimbra conheceram diversos pontos turísticos e participaram de várias atividades.

São João

Uma comitiva de jornalistas da França, Portugal e Argentina desembarcou no final de junho em Pernambuco para conhecer e divulgar os destinos, a cultura, gastronomia e as peculiaridades do estado. A press trip contou com passeio pela Praia de Boa Viagem e city tour pelas cidades de Recife e Olinda.

Os jornalistas também visitaram Caruaru, onde fizeram a cobertura completa de uma das maiores festas de São João do Brasil. Os profissionais eram de países definidos como de altíssima prioridade para a promoção do Brasil como destino turístico, segundo as diretrizes do Plano Aquarela. De Pernambuco, a comitiva seguiu para a Paraíba, onde conheceu as cidades de Campina Grande e João Pessoa.

Fonte: Ministério do Turismo

Nenhum comentário: