terça-feira, 28 de junho de 2011

Empresários vêm ao Pantanal ver experiências no ecoturismo

Ecoturismo e Trem do Pantanal, estes foram os temas abordados pelo Analista de Desenvolvimento do Turismo, da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Geancarlo de Lima Merigue, durante o Seminário Vivências Brasil realizado em Miranda entre os dias 28 e 01 de outubro.

O Projeto Vivências Brasil -Aprendendo com o Turismo Nacional é um projeto do Ministério do Turismo, executado pela ABAV, em parceria com o Sebrae Nacional, e tem como objetivo compartilhar as experiências e práticas locais de sucesso no turismo com empresários de diferentes destinos turísticos visando uma melhoria na qualidade dos produtos e na prática de operação de turismo através da troca de experiência.

Segundo Geancarlo Merigue, existe um interesse muito grande por empresários de ecoturismo sobre o programa de promoção e divulgação da rota Pantanal - Bonito desenvolvido pela Fundtur MS, "a Fundação de Turismo adotou um modelo de promoção bem sucedido, a participação em feiras e eventos nacionais e internacionais entre outras ações tem apresentado resultados positivos para o turismo. Com planejamento e seriedade estamos promovendo o turismo como atividade econômica, ambiental e socialmente justa".

O Trem do Pantanal também foi tópico da palestra, Merigue ressaltou a estratégia de valorização do turismo regional através do resgate da cultura local, a volta do Trem do Pantanal marca essa ação. Após quase duas décadas sem transportar passageiros, o Trem do Pantanal volta revitalizado - trilhos, vagões - e administrado pela Serra Verde Express. O trajeto do trem tem início em Campo Grande, com paradas em Piraputanga, Aquidauana e Miranda, destino final. A circulação dos turistas nas paradas movimenta a economia local, e estimula a produção de produtos artesanais.

O Programa Benchmarking em Turismo 2010 vai apresentar as boas práticas de turismo nacional e internacional na Feira das Américas - ABAV, entre os dias 20 e 22 de outubro, no Rio de Janeiro. Na sexta-feira (22) será o dia da consultora do programa, Maria Antonieta Pivatto, relatar a experiência bem sucedida do ecoturismo no Pantanal sul-mato-grossense.

Fonte: MS Notícias

Nenhum comentário: