quinta-feira, 30 de junho de 2011

Plano de Turismo do Estado é apresentado ao Sebrae-MS

A diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FundturMS), Nilde Brun, apresentou na quarta-feira (28) ao Conselho Deliberativo do Sebrae/MS o Plano de Desenvolvimento do Turismo 2008-2020 para o Estado.

De acordo com o presidente do Conselho, Eduardo Corrêa Riedel, o turismo faz parte das prioridades vigentes no Plano Plurianual da entidade. O principal objetivo é apoiar a cadeia produtiva do turismo e o fortalecimento da indústria criativa como atividade econômica sustentável nos biomas Pantanal e Cerrado. “O Conselho tem discutido em vários momentos o turismo, e nosso interesse é conhecer as ações que estão sendo desenvolvidas e as metas do governo para o setor”, disse.

O Planejamento Estratégico do Governo reúne projetos resultantes de diagnósticos e dados levantados sobre as necessidades do setor. Sendo assim, apresenta as metas e ações que estão sendo colocadas em prática através da Fundação de Turismo.

Conforme Nilde, o Governo do Estado tem trabalhado com metas e ações que buscam o desenvolvimento do turismo. “O turismo é uma economia que gera emprego e renda, pois faz interface com vários segmentos do mercado. Precisamos da parceria com as entidades que o representam. Através do trabalho em conjunto poderemos alavancar o setor”, ressaltou.

A diretora-presidente destacou em sua apresentação as ações integradas do turismo na política de atuação, na qual segue o Plano Nacional de Turismo como: a Lei Geral do Turismo (onde a Fundtur é órgão fiscalizador); a Classificação Hoteleira (Qualificação dos Equipamentos e Serviços Turísticos); Infraestrutura Pública (estradas, aeroportos, etc.); Regionalização e Programas de Turismo. Segundo Nilde, para atender todos os requisitos é necessário um planejamento e apoio das instituições.

O Plano Estratégico desenvolvido pela Fundação de Turismo prioriza trabalhos direcionados a cada região do Estado, onde são trabalhados com três estratégias: a política, o social e o técnico, onde define o plano conforme cada localidade. “São feitos levantamentos para definir diagnósticos e, com isso, é realizada a análise e cruzamento de dados para que possamos trabalhar conforme a necessidade da região”, destaca.

Cinco pontos que fazem parte do planejamento estratégico são: Governança e Gestão Pública; Infraestutura Turística; Promoção e Marketing; Estruturação de Roteiros e Programa Turismo Sustentável e Infância. “O foco é qualificar profissionais, estruturar roteiros, promover a sustentabilidade, trabalhar firmemente na divulgação do turismo (através de feiras, eventos e mídia), fortalecer os fóruns e conselhos de turismo do Estado. Todo esse trabalho necessita da parceria das entidades e do poder público”, disse.

Entre os projetos estruturantes da Fundação estão as parcerias nos Festival de Inverno de Bonito e Festival América do Sul; a Feira Internacional e o Salão de Turismo; e a Ação Social: Enfrentamento a Exploração Sexual, entre outros.

Sobre a Copa 2014, Nilde Brun acredita que seja necessária a união de esforços, através do poder público, privado e representantes de entidades. Ela sugeriu a criação de uma Câmara de Turismo que permitirá otimizar o trabalho. “Estamos consolidando ações, estabelecendo metas e monitorarando resultados desse trabalho. Para alcançar estes objetivos, são necessários esforços coordenados”, disse. “Não somos sede da Copa, mas somos destino”, finalizou.

Os conselheiros se colocaram à disposição para criação da Câmara e para colaborar com o trabalho para acelerar o processo de fomento do segmento turístico no Estado, com iniciativas como a de divulgar ações e trabalhar metas direcionadas ao turismo junto às entidades envolvidas.

Fonte: MS Notícias

Nenhum comentário: