terça-feira, 16 de agosto de 2011

O Aventura Segura já mobilizou mais de 50 mil pessoas e qualificou diretamente mais de 5 mil profissionais do segmento

O Brasil lidera o processo de certificação no segmento de turismo de aventura e ecoturismo com respaldo do Inmetro. Além disso, as normas técnicas brasileiras são referência no processo de normalização internacional, no âmbito da Organização Internacional para Normalização (ISO). Hoje, o país conta com 92 empresas do segmento certificadas e outras 130 estão em processo de certificação. Isso significa mais segurança para os turistas que se aventuram em atividades ao ar livre no Brasil.

A criação de normas técnicas e a certificação estão entre os resultados do Programa Aventura Segura do Ministério do Turismo (MTur), desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) e o Sebrae Nacional. Os resultados do programa foram apresentados, nesta terça-feira (09), em Brasília, durante o evento “Programa Aventura Segura: um marco no fortalecimento da cultura da vida ar livre no Brasil”.

No Maranhão, a empresária Cássia Valentim ressalta que as conquistas geradas pelo programa foram fundamentais para o sucesso do negócio. “Sem o programa seria difícil a implementação da norma técnica. O Programa Aventura Segura ajudou na profissionalização das nossas ações como um todo, não apenas na gestão da segurança. Deu uma cara nova à nossa empresa. Foi uma mudança radical”, afirma. Para Valentim, a certificação ampliou a confiança dos clientes que percebem as mudanças na operação.

O empresário Jurandir dos Santos, de São Paulo, concorda e ressalta que a certificação favorece não apenas o empresário, mas, principalmente, o cliente de ecoturismo e turismo de aventura. “O processo de normas técnicas e a certificação ajudaram no amadurecimento de ideias e práticas que já existiam na conduta de muitos empreendimentos”, acrescenta.

O Aventura Segura já mobilizou mais de 50 mil pessoas e qualificou diretamente mais de 5 mil profissionais do segmento. A iniciativa contemplou mais de 100 municípios, em 17 destinos, presentes em 13 estados e nas cinco regiões brasileiras.

Aventura Segura em números


· 17 destinos priorizados
· 13 estados contemplados
· 5 regiões do país participantes
· 28 Normas Técnicas criadas e publicadas no âmbito da ABNT específicas sobre Turismo de Aventura
· Mais de 100 municípios mobilizados nas ações
· 4.838 pessoas qualificadas nos cursos a distância e presenciais (Gestão Empresarial; Sistema de Gestão da Segurança e Competências Mínimas do Condutor; Primeiros Socorros e Curso de Qualificação para voluntários do Grupo Voluntário de Busca e Salvamento)
· Mais de 50 mil pessoas mobilizadas nas ações
· Mais de 600 empresas mobilizadas e participantes das ações
· Avaliação da Conformidade em 137 empresas do segmento, tendo como base a ABNT NBR 15331 – Sistemas de Gestão da Segurança
· 92 empresas com seus Sistemas de Gestão da Segurança certificados (dados até 21/07/2011)
· 24 comissões regionais da ABETA formalizadas
· 13 Grupos Voluntários de Busca e Salvamento (GVBS) criados e formalizados
· 59 oficinas de GVBS realizadas nos 16 destinos
· 11 Manuais de Boas Práticas de Turismo de Aventura criados com base em normas técnicas da ABNT
· 58 oficinas de associativismo realizadas nos 16 destinos
· 32 Seminários Técnicos Aventura Segura realizados


Destinos do Aventura Segura


· Bonito e Serra da Bodoquena (MS)
· Brotas (SP)
· Chapada Diamantina (BA)
· Chapada dos Veadeiros (GO)
· Fortaleza Metropolitana (CE)
· Foz do Iguaçu e Paraná (PR)
· Grande Florianópolis (SC)
· Grupo São Paulo (SP)
· Lençóis Maranhenses (MA)
· Manaus (AM)
· Recife e Fernando de Noronha (PE)
· Rio de Janeiro Metropolitana (RJ)
· Serra do Cipó (MG)
· Serra dos Órgãos (RJ)
· Serra Gaúcha (RS)
· Socorro (SP)
· Vale do Alto Ribeira (SP)

Para mais informações, acesse www.aventurasegura.org.br. Confira o vídeo-documentário do Programa Aventura Segura em http://vimeo.com/26674911.

Fonte: Ministério do Turismo

Nenhum comentário: