terça-feira, 3 de agosto de 2010

Bonito - Sustentar 2010 - Visitantes irão conhecer pesquisas da Embrapa no Pantanal


Entre os dias 25 a 29 de agosto, a Embrapa Pantanal estará mostrando a um público estimado de 100 mil visitantes as pesquisas que desenvolve em relação à sustentabilidade, especialmente sobre a prática da pecuária sustentável no ecossistema. A Unidade estará participando do Sustentar 2010 a maior feira especializada em sustentabilidade, do interior de São Paulo. O evento é anual, está em sua terceira edição e acontece no Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), em Campinas (SP).

A Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), participa pela primeira vez. Os pesquisadores Ivan Bergier e Raquel Soares e o relações públicas Thiago Coppola estarão na feira.
Eles apresentam as pesquisas desenvolvidas pelo centro em relação à sustentabilidade.
O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Campinas, da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento - Sanasa, da Universidade Estadual de Campinas -Unicamp , Ab Maior Consultoria Ambiental e correalizado pela PUC-Campinas, Sesc Campinas, Anhanguera Educacional, Universidade São Francisco e Grupo Polis Educacional.

PECUÁRIA SUSTENTÁVEL
Este projeto sobre a pecuária sustentável envolve ações de comunicação para mostrar aos brasileiros que a atividade econômica praticada há quase 300 anos no Pantanal tem contribuído para a conservação ambiental, se for conduzida da forma tradicional e extensiva.
O Pantanal brasileiro mantém 87% de sua vegetação original intacta.
Nas fazendas pantaneiras tradicionais, os bovinos se alimentam de pastagens nativas e convivem em harmonia com a fauna silvestre. Essa é uma das informações que o projeto de comunicação pretende divulgar. São parceiros desta iniciativa a ABPO, Acrimat , UFMS, UFMT, Fundação Barbosa Rodrigues e WCS-Brasil.

ESPAÇOS
A programação completa do O Sustentar 2010 pode ser conferida pelo site www.institutosustentar.com.br. O Fórum Brasil 2020 faz parte do evento e será um momento de discussão sobre o que pode ser feito para melhorar a qualidade de vida da sociedade em 2020.
A programação terá ainda o projeto Geração Sustentar, que pretende atingir 20 mil crianças de 7 a 15 anos com foco na educação e conscientização ambiental.
Uma das atrações da feira será a Casa Eco, que vai demonstrar as novas tecnologias e produtos na área da construção civil, arquitetura e urbanismo que priorizam o uso de materiais de baixo impacto ambiental e o reaproveitamento de recursos naturais.

O Mercado de Terra Campinas será outro espaço do Sustentar 2010, que vai explorar o movimento Slow Food, conceito da ecogastronomia que conjuga o prazer de comer e a alimentação com consciência e responsabilidade.

Nenhum comentário: