terça-feira, 3 de agosto de 2010

Projeto nacional tenta vencer barreira do idioma no turismo

Lançada ontem na Capital, iniciativa oferecerá cursos gratuito de inglês e espanhol pela internet. Garçons, taxistas e outros profissionais ligados ao turismo que terão contato direto com os visitantes estrangeiros na Copa de 2014 poderão ter acesso a aulas gratuita de inglês e espanhol. O projeto Olá, Turista! uma parceria do Ministério do Turismo e Fundação Roberto Marinho, foi lançado ontem em Porto Alegre para derrubar a barreira do idioma.

Os cursos serão on-line, através do site www.olaturista.org.br , e contemplam as peculiaridades de cada profissão e as diferenças regionais brasileiras. Ontem, o portal estava fora do ar devido ao grande número de acessos, e o programa informou que colocaria no ar, em breve, uma página para viabilizar as inscrições.

A estimativa é que, no Estado, sejam qualificadas até seis mil pessoas, calcula o secretário estadual do Turismo, Heitor Goulart. No total, o programa conta com 80 mil vagas espalhadas pelos 12 Estados que devem ser sub-sedes do mundial. A idéia é que entidades ligadas a turismo, hotelaria e gastronomia incentivem os seus associados a participarem do projeto.

- “Foi uma metodologia testada na preparação da China para a Olimpíada” - conta a coordenadora do Núcleo de Produção da área de Tele educação da Fundação Roberto Marinho, Adriane Gazzola.

Segundo Kátia Terezinha Silva, diretora substituta do Departamento de Qualificação e Certificação do Ministério do Turismo, a iniciativa deixará um legado de boa imagem para o Brasil que trará benefícios a longo prazo:

- "O evento acontece em um mês, e a nossa preocupação é potencializar isso para além da Copa".

A iniciativa integra o projeto Bem Receber Copa, que pretende qualificar 306 mil profissionais do turismo até 2013.

Nenhum comentário: