terça-feira, 31 de maio de 2011

Centro de Visitação do Aquário do Pantanal está aberto

O Centro de Visitação do Aquário do Pantanal, localizado no Parque das Nações Indígenas, na Avenida Afonso Pena já está aberto ao público. O espaço mostra como vai ficar a estrutura do Centro de Estudos e Pesquisa da Ictiofauna Pantaneira (Cepric) – Aquário do Pantanal. Guias de turismo treinados acompanharão os visitantes e apresentarão detalhes do projeto. No local também serão projetadas imagens espécies de peixes dos rios pantaneiros e de Bonito.

O funcionamento do Centro é de terça-feira à domingo, das 9h às 21h. As visitas são monitoradas e podem ser agendadas pelo telefone (67) 3327-2514. Os grupos são de 15 pessoas. O espaço também está aberto para as escolas (até 40 alunos - divididos em duas turmas).

Aquário do Pantanal

O Aquário deve começar a funcionar no fim de 2013 e terá capacidade para receber 20 mil visitantes por dia. Inicialmente projetado para impulsionar o turismo, o aquário teve seu objetivo ampliado para servir também como centro de pesquisa científica e de educação ambiental. O projeto dos 18.636 metros quadrados da construção é assinado pelo arquiteto, Ruy Othake.

Além de abrigar um centro de conferências, o Aquário do Pantanal terá laboratórios e biblioteca para livros e teses sobre o Pantanal. Instalações que foram desenhadas lado a lado com os 24 tanques de peixes, jacarés, sucuris, entre outras espécies. Além do ambiente interno, que inclui um túnel de 180 graus, o aquário terá cinco tanques externos, que poderão ser percorridos a pé ou em um trajeto aquaviário em barco com fundo de vidro.

A estrutura do Aquário do Pantanal conta com 90 metros de comprimento e 18 de altura. O prédio possuirá um amplo saguão, equipado com banheiros, setor de informações, auditório para 250 pessoas, restaurante, lanchonete, biblioteca e bancada de interação, entre outros detalhes. Escadas rolantes, comuns e elevadores próprios para portadores de necessidades especiais levam o visitante aos tanques e a um ambiente especial para as sucuris. Nos ambientes externos, ficarão plantas nativas do Pantanal, jacarés, ariranhas e lontras, entre outros animais.

Fonte: MS Notícias

Nenhum comentário: